domingo, 4 de janeiro de 2015

RUGAS: ACEITAR, NEGAR OU OPTAR PELO BOM SENSO?

Pra começar: rugas são o grande alvo da medicina estética,da indústria dos cosméticos e por fim, da charlatanice do comércio da eterna juventude. 

Há várias opções para atenuar as rugas e até mesmo eliminar as marcas de expressão. 

A toxina botulínica, o tão falado e aplicado Botox, está ai, ao alcance das corajosas e com dinheiro suficiente para investir no retardamento de um processo natural, assumindo os riscos de algo dar errado nesse tipo de intervenção. 

Minha postura não é a de criticar, mas de refletir sobre tudo isso. Penso que o ato de refletir é o único caminho imprescindível na vida. O resto a gente vê...mas refletir é básico. 

A partir dos 40 anos, geralmente, as rugas começam a marcar a pele e o rosto - colo e pescoço são a Disney delas. É no rosto, especialmente, que as rugas marcam todos os risos, todas as dores, todos os bons e maus momentos que vivemos. 

Somadas à flacidez da pele, ao ressecamento natural, às alterações hormonais, a perda do colágeno, ao término do ciclo reprodutivo...as rugas chegam e vêm com tudo, pra ficar. A boa notícia é que se as tivermos é sinal de que tivemos a chance de viver muito. A má notícia é que elas só vão aumentar. 

Pés de galinha, bigode chinês...a criatividade das rugas não têm fim. A gente vira meio que um caldeirão de bichos e bizarrices. A questão é: assumir a idade que se tem, procurando tratar bem a pele, manter uma boa hidratação e investir nos cremes mais acessíveis ou perseguir as rugas mandando ver no Botox, liftings (peeling cirúrgico) e tantas intervenções caras e arriscadas?

A decisão vai do bom senso, gosto e bolso de cada um. Eu, particularmente, acho as rugas masculinas de uma sensualidade muito própria: homem que é homem não tira rugas do rosto. Um hidratante masculino e no mais, puro charme. Os homens têm este fator favorável (pra variar...).

E quanto às mulheres, acho que os bons cremes disponíveis no mercado, especialmente os anti-sinais da Avon, Nívea e Natura são suficientes. Já usei todos e atualmente uso toda a linha Nívea, rosto e corpo. Não encontrei cremes de maior absorção, cheiro bom e preço acessível, sem falar que são fáceis de encontrar tanto nos bons supermercados quanto nas farmácias. 

As rugas merecem carinho, cuidado...mas nada que façamos de excessivo vai tirar de nós a idade que temos e isso é sabedoria. Considero a sabedoria o grande caminho das pedras...a carta na manga, o segredo para envelhecer amadurecendo e não forçando a barra para se ter uma aparência artificial. 

Cuidar da alimentação, da saúde como um todo: saúde emocional, financeira, amorosa, profissional são o melhor anti-sinais que existem. Evitar o sol, usar o melhor filtro solar que você puder, dormir bem e comer bem, gastar bem o que você ganha, aprender a escolher e a gostar de si mesma...O resto é camuflagem. 

E rir, meus queridos, rir sempre, rir muito...rir de si mesmo, não se levar tão a sério, ser compassivo consigo, como se é com o próximo...ah...isso hidrata a alma, fazendo das rugas algo secundário em toda a beleza que se pode emanar sendo uma mulher madura, com a idade que se tem. Lembrando sempre que a única medida é a do seu bom senso. Sempre. 

Um beijo a todos e ótimo domingo! Se gostou, compartilhe!

Dica de um filme ótimo cujo pano de fundo é a questão da maturidade e o impacto dela nas relações amorosas: SIMPLESMENTE COMPLICADO. 

Quer ler mais a respeito? Vejam os links abaixo: (copie e cole no seu navegador)

http://beleza.terra.com.br/sua-pele/botox-antes-e-depois/

http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/03/21/conheca-10-aspectos-sobre-botox-antes-de-investir-na-tecnica-de-rejuvenescimento-facial.htm

https://www.youtube.com/watch?v=E_Y2Lew940A

http://www.vidaesaude.blog.br/saude/rugas-o-que-e-como-prevenir-tratar/

2 comentários:

  1. Nila Dourado Andrade5 de janeiro de 2015 às 16:15

    A atitude é mesmo essa, reflexão e bom senso, nada melhor.
    Vejo algumas artistas que,simplesmente se deformaram de tantas cirurgias, botox, um tal de estica e puxa, só por Deus.
    Como falava a Derci, o fiofó vem parar no queixo, de tanto que repuxam a pele nas cirurgias.
    Prefiro, Fernanda Montenegro, que assume a idade sem passar por essas intervenções, e continua lindíssima...mas isso é de cada uma...temos o sagrado direito de fazer o que nos agrada e trás felicidade, mesmo que superficialmente. Querida, mais um tema bom, abordado de maneira simples e funcional, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, querida...obrigada pelas visitas sempre deixando um comentário que tanto acrescenta ao blog.
    As mulheres estão morrendo nas tantas intervenções desnecessárias que têm sido feitas pela neurose delas e pela indústria das plásticas, essa ditadura horrorosa...que pena...as rugas e mudanças podem ser vistas com mais leveza e bom senso. Concordo com vc, cada um sabe aquilo que o satisfaz, né? bjooo.

    ResponderExcluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!