terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CABELOS BONITOS PARA NÓS, MULHERES REAIS, POR FERNANDA DOMINGUES.

Há quase 16 anos conheci uma pessoa fundamental na minha vida: minha amiga, terapeuta capilar, tinturista e cabelereira, Fernanda Domingues. 

Ela mantém uma agenda absurdamente lotada o ano todo, em seu salão onde trabalha apenas com cabelos. Lida com sua agenda de uma forma tão organizada que é raríssimo algum atraso no atendimento. Exigente, perfeccionista, Fernanda está sempre participando de cursos na capital. 

Devo a ela tanta coisa boa nestes anos todos...e principalmente por ter conseguido me ajudar a sair do ciclo dos cabelos curtíssimos e conseguir manter o cabelo que eu tanto sonhava em voltar a ter. Durante anos pedi que ela "surucasse": curto, bemmmmm curto. Loucura...insanidade para quem sempre teve os cabelos longos e lisos. 

Enfim, seja à noitinha, depois da correria do meu dia ou em uma manhã de domingo, Fernanda nunca me faltou, amiga fiel. 

Fiz várias perguntas e ela acabou me enviando um texto sobre o que é realmente fundamental para se ter cabelos saudáveis e bonitos, vou tentar sintetizar:

1- Limpeza do couro cabeludo e dos cabelos (higienização adequada com shampoo de qualidade), hidratação (bons produtos, sem ser necessariamente caríssimos), Condicionamento (manter um bom condicionador, a ser usado a 4 dedos abaixo do couro cabeludo) e finalmente, o uso eficiente da química, seja tintura ou escovas químicas, se for o caso. A ordem de importância é essa, começando na limpeza.

2- Dicas na lavagem dos cabelos: 

  • água fria, massagem no couro cabeludo, pois ele é a única parte viva dos cabelos; 
  • repetir o uso do shampoo duas ou três vezes na mesma lavagem, para retirar todos os resíduos. Enxaguar e usar o condicionador, sempre 4 dedos abaixo do couro cabeludo, deixar agir e só então enxaguar. 
  • retirar o excesso de água com uma toalha limpa. 
3- Uma vez ao mês: HIDRATAÇÃO profissional, com uma boa máscara específica no salão de sua confiança.


3- Uma vez por semana: hidratação em casa, com uma boa máscara, sem exceder na quantidade para não pesar os cabelos e dificultar o enxague. 

4- Evitar o excesso de químicas, solicitar a avaliação criteriosa de um profissional experiente e qualificado, JAMAIS fazer escovas químicas caseiras, pois o risco é enorme. Mesmo que tenha dado certo com uma amiga, pode não dar certo pra você, cada caso é um caso. O uso excessivo de tinturas e produtos pode levar à queda de cabelos, à saturação (o fio fica como um elástico), às pontas duplas e à caspa, adoecendo o couro cabeludo. 

5- Atenção: Nem sempre o que a cliente pede e quer, o seu cabelo suporta. Bom senso e critério são a base da relação entre o que se vê na tv e nas revistas e o que de fato seu cabelo requer. 

6- Qualquer tipo de química deve levar em conta a qualidade do cabelo na ocasião da ida ao salão, a periodicidade e as necessidades reais de cada cabelo. 

Fernanda ressalta, ainda, que ao adquirir produtos deve-se levar em conta a relação custo-benefício, pois um bom produto gera saúde, beleza e durabilidade do produto e da ação dele nos cabelos. 

Espero que vocês tenham gostado das dicas, eu sigo, todas! Um beijo, minhas queridas leitoras.

Pra mim, o pulo do gato é o uso do condicionador. Meus cabelos mudaram desde que aprendi que o couro cabeludo não requer condicionador, pois tem uma oleosidade natural. 

Valeu, Fernanda, te amo, sua linda! 

2 comentários:

  1. Nila Dourado Andrade6 de janeiro de 2015 às 14:35

    Passo o condicionador, coloco uma piranha e me ensaboo, sempre escorre um pouco para o couro, retiro o máximo que consigo,mas sei que sempre ficam resíduos, pq após algumas horas da lavagem, já coça o couro.
    Meu cabelo é muito seco, por isso não o lavo diariamente, estou tendo queda, aliás, antes meus cabelos caiam, agora eles se atiram.
    Gostei muito das dicas, obrigada Fernanda.

    ResponderExcluir
  2. Bela, essa queda é fruto de stress, viu? Também tenho queda, aliás, desde a adolescência, os tempos de vestibular. Com a maternidade ai virou festa, caem mesmo. Penso que essa questão emocional reflete mto na saúde dos cabelos porque desde que separei meus cabelos voltaram até a ter brilho kkkkkk sério...

    Fernanda é uma danada, mãos de fada, uma tinturista de mão cheia e corta com uma habilidade impressionante. Bom aprender sempre pra gente ficar ainda mais gatas, né? kkkkk bjooo

    ResponderExcluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!