domingo, 18 de novembro de 2012

A ARTE DE ENVELHECER COM SAÚDE

Envelhecer é uma arte mesmo, nem todo mundo sabe, nem todos conseguem fazê-lo com dignidade e auto-estima fortalecida. 

Há dias em que acordamos nos sentindo "o gostosão da bala Chita", "a rainha da cocada preta", "a última fatia de pudim na geladeira" (que é sempre a mais gostosa kkkk).



Mas há aqueles em que acordamos com a avó atrás do toco, com o ovo virado e nos sentimos o mosquito-do-cocô-do-cavalo-do-bandido, ou seja, horrível, decadente, velho, detonado.  Incapaz de pegar nem resfriado. kkkkkkk Homens e mulheres, todos sentimos isso alguma vez na vida, depois dos 45...50...

Não há como negar: nosso corpo muda, o funcionamento e consequentemente a aparência. Os intestinos ficam mais vulneráveis aos alimentos pesados e gordurosos, o fígado e vesícula reagem aos excessos e sinalizam que precisamos maneirar na ingestão de bebidas alcóolicas e gorduras. A pele fica mais ressecada, requer maior hidratação, tanto via oral, com muita água e líquidos saudáveis, quanto com o uso de cremes diariamente. 

Na verdade, todo o corpo vai mudando aos poucos, tentando se adaptar à passagem do tempo. Somos máquinas que requerem manutenção constante e quando não cuidamos, a tendência é ela trabalhar cada vez com menos produtividade e competência. 

É na meia-idade que os resultados de toda uma vida chegam, impiedosos. Para os fumantes os problemas triplicam, uma vez que o cigarro causa envelhecimento precoce, impotência, infarto, AVC, entre tantos outros males.

Começar uma atividade física na meia-idade é a solução imediata, pois é impossível envelhecer com saúde sendo sedentário. E para tal, deve-se sempre procurar um bom cardiologista e fazer uma avaliação, a fim de saber se pode iniciar atividades aeróbicas, como a caminhada, por exemplo e as atividades para se trabalhar músculos e flexibilidade, feitas em academia. 

A hidroginástica é uma excelente atividade, principalmente para os mais estressados, pois a água relaxa e trabalha muito bem a tonicidade de todo o corpo. 

Tudo isso estamos carecas de saber, não é mesmo? Mas então eu pergunto: por que não escolhemos uma atividade e a realizamos com prazer, como um compromisso diário?

Eu tive que interromper minha atividade na academia, em função de uma pequena alta na pressão, mas já fui liberada para retomar, o que me deixou muito feliz e amanhã mesmo estou voltando a malhar, agora mais consciente de que não preciso exagerar em nada, mas manter o ritmo e caminhar, pois a caminhada é perfeita para nós, maduros que não queremos cair do pé! kkkkk 

Queremos ficar na rede da vida, se possível gozando muito, sendo produtivos, bem informados, sem neuras. Envelhecer com leveza, bom humor e a certeza de que estamos por aqui de passagem e precisamos aproveitar ao máximo a temporada!

Envelhecer é apurar nosso paladar diante deste enorme self-service que é a vida. Escolher como você vai se sentir e se posicionar quanto a isso na meia-idade... só depende de VOCÊ. 

Um beijo, gente! Ótimo domingo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!