quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE UMA ATIVIDADE PROFISSIONAL NA MEIA-IDADE

Outro dia, conversando com uma amiga, falávamos sobre profissões, sobre as coisas que realmente nos dão prazer de fazer e ganhar dinheiro com isso. 

Ela está na casa dos quarenta e há anos fora do mercado de trabalho. Sempre trabalhou, mas parou para se dedicar aos filhos. 

Agora, com os filhos crescidos, ela sente a enorme necessidade de começar uma atividade profissional, mas se sente "velha", desatualizada, excluída mesmo. Fatos como este ainda são tão comuns, não? 

Eu, particularmente, não tenho esta experiência, nunca parei de trabalhar e comecei muito cedo, aos dezesseis anos, dando aulas particulares para meus colegas de classe. 

Mesmo concursada como professora da rede pública, até hoje dou aulas particulares, hoje escolho meus alunos pelo nível de necessidade e compromisso com a situação. E sempre que um bom concurso aparece, sou procurada para montar meu curso preparatório e dar aulas dos conteúdos específicos, leis e Português. 

Amo fazer isso e também oriento alunos em graduação, pós-graduação e mestrado, na organização das ideias e formatação de seus trabalhos acadêmicos. Tudo isso são fontes de renda extras. E de prazer, pois adoro ajudar meus alunos a desenvolver temas específicos.

Por que conto tudo isso? Para motivar minha amiga e a todas as mulheres e homens que precisam e querem começar uma atividade, seja porque estão fora do mercado ou por terem se aposentado. 

Gente, ficar parado é que não dá, não pode. Mesmo que você não necessite de dinheiro, desempenhar uma tarefa produtiva faz um enorme bem para seu corpo e mente. 

São tantas as áreas em que você pode atuar, tantas as atividades: dar aulas de alguma coisa que você sabe fazer bem, montar um cursinho entre amigos (eu comecei dando cursos assim, a pedidos de amigas mais chegadas, tudo tem um começo...). 

Você pode pesquisar sobre atividades interessantes que chamam sua atenção: culinária, artesanato, texturização de paredes, pátna, costura, um atelier para customização de roupas, bijouterias, organização doméstica (profissionais que vão na sua casa e organizam sua bagunça). Para quem mora nas capitais, o SENAI oferece tantos cursos e oportunidades...

Enfim, são muitas coisas boas, úteis e que te darão, além de uma graninha boa, a realização profissional que você busca resgatar. E isso te fará muito bem...

Começar qualquer coisa na vida é sempre muito difícil, mas logo você vai descobrindo o caminho das pedras e as coisas vão ficando mais claras e funcionando. O mais importante é  descobrir o que você gosta de fazer e dar o primeiro passo. 

Viver a maturidade se sentindo produtivo, tendo prazer de exercitar seus talentos é algo muito importante, determinante para se viver bem esta fase e a velhice que virá em seguida. 

Trabalhar te mantém conectado com as pessoas e com seus próprios interesses, seja em que área for. 

Um beijo, Maduros e Maduras. Vamo que vamo!

6 comentários:

  1. É com muito interesse, que vejo seus temas aqui neste seu blog.Todos eles de grande interesse,bons com boas ideias. Mas tenho pena de ter nascido num pais onde o desenvolvimento que deveria acontecer em todas as direcções,mas infelizmente não é assim.Falta formação em muitos sectores ...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Augusto,no Brasil falta investimentos em tantas áreas...da infância à velhice.A taxa de natalidade no Brasil vem caindo, hoje os casais têm quando muito um filho e muitos já estão optando por não ter, enfim, daqui a pouco seremos um país de maduros mesmo e faremos o quê da vida? Só palavras cruzadas???

    Ah não, eu não aceito isso e não espero nada de governo, não podemos nos aprisionar à falta de desenvolvimento e investimento, temos que desbravar, abrir caminhos, CONSTRUIR PONTES, PELAS NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS...só assim deixaremos de ser vítimas de tudo isso. Ânimo, meu caro, a ordem do dia é REINVENTAR, entende?

    Um abraço pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Tereza, se alguém não encontrar algo nas atividades que você citou ainda pode escrever para um blog e expor idéias. Pode não ganhar dinheiro, mas produzir algo gera grande prazer.
    Beijo*

    ResponderExcluir
  4. Super bem lembrado, Alex!!! Exatamente o que eu e você fazemos e tanta gente legal por ai. Para quem gosta de escrever, sente necessidade, não há coisa melhor. Obrigada por comentar. Beijo *.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Tê

    Sempre trabalhei fora, desde os meus 18 aninhos
    Depois que engravidei, parei pra me dedicar a minha filha, não me arrependo pq pude curtir mto todas as fases, mas acho mto importante ter uma profissão, ganhar nosso dinheiro, ser independente
    Depois os filhos crescem, vão viver a vida deles, e nós ficamos pra tras né
    Sentirmos útil é mto bom, pq serviçinho de dona de casa ninguém valoriza, por mais que a gente faça nunca dão o merecido valor
    Estou tentando arrumar algo pra fazer, e se Deus quiser vou conseguir.

    Um grande beijo pra ti

    Dona de casa em apuros rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o "Dona de casa em apuros" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk bota apuro nisso, heim amada??? Eu e você em termos de apuros domésticos estamos feitas. kkkkkkkkkkkk

      Você sabe que este texto fiz especialmente pra vc, pensando na nossa conversa, uma forma de tentar te motivar. Adoro você, sua linda! Tenho certeza de que muito em breve você estará fazendo algo que gosta e ganhando seu dinheiro, com alegria e disposição.

      Excluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!