sexta-feira, 2 de novembro de 2012

AUTO-ESTIMA: NÃO SAIA DE CASA SEM ELA!

Gente, digam o que disserem, mas auto-estima fortalecida é tudo nessa vida, principalmente depois dos 45. 

Vivemos em um país onde o preconceito com as pessoas maduras e com os idosos é gritante. E vergonhoso, sinal de nossa ignorância como nação, do nosso provincianismo no mau sentido. 

Enquanto na China, valoriza-se a pessoa pela sabedoria que acumula, na Índia também (e olha que a Índia é um atraso social total...). Nos países da Europa, cuja população é de maioria madura e idosa, a idade é vista como um um Bem, algo que se configura como sinal de uma cultura historicamente rica, em conteúdo, em saberes e fazeres. 

Envelhecer no Brasil, além de todos os percalços na área da saúde, assistência e  previdência social, também é ter que matar um leão por dia para não sucumbir diante da mediocridade de tudo o que tenta jogar pra baixo nossa auto-imagem e nossa capacidade de olhar com admiração e ternura diante do espelho. 

Já foi pior, eu sei...mas ainda precisa mudar muita coisa, como por exemplo, a indústria e o comércio precisam produzir mais e melhor a fim de nos atender. A sociedade precisa valorizar a idade, em vez de rejeitá-la. 

E nós, maduros na rede da vida, seja no balanço de uma boa rede ou na rede de sentimentos que experimentamos, seja na rede mundial de computadores em que estamos todos inseridos (e podemos usá-la para ser mais felizes), nós precisamos gerenciar bem nossa auto-estima, nosso amor- próprio. 

Esse processo de auto-valorização começa a se concretizar quando ousamos pensar na gente mesmo, com autonomia, sendo os maiores e únicos responsáveis pela nossa felicidade, pelas nossas conquistas e vitórias pessoais. Quando nos conscientizamos de que temos o direito ao sonho, às alegrias, ao Amor, inclusive, estamos no caminho desse fortalecimento.

Ninguém vai cuidar dos seus sonhos, se você não for em busca deles. Essa história de que as borboletas chegam no seu jardim é uma balela kkkkkkkkkkkkk muitas vezes você tem que ir sim, ao encontro da sua borboleta, da sua flor e assim, construir seu jardim...

Manter seu corpo funcionando bem, cuidar da saúde física e mental, se olhar no espelho do seu quarto e da sua alma e ver o quanto você é maravilhoso (a)...esse é o exercício diário que você não pode jamais delegar a ninguém. Começa em você...e chega até aqueles que você ama.

Não permita que nada, nem ninguém atinja negativamente sua auto-estima. Simplesmente não permita. Cuide-se com atenção e mantenha o foco no viver bem, cada vez melhor e mais intensamente. Penso que é por ai...

Um beijo, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!