domingo, 18 de agosto de 2013

O SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Doenças são palavras não ditas, já disse Freud, Jung, Lacan e todos os discípulos que comungam da mesma opinião do mestre, Freud. 

Doenças são causadas por fortes fatores emocionais e aceitar isso é dar um passo importante para a busca de alternativas e uma nova forma de lidar com as próprias emoções e problemas. 

Eu creio firmemente nisso, vivo isso e sei que só a Psicologia pode atuar neste mecanismo inconsciente que todos temos, ao somatizarmos nossas dores emocionais em doenças físicas. Isso é muito sério. 

E algo me chama a atenção: por que há pessoas que nunca tiveram uma crise de bronquite na vida, nunca fumaram (como é o meu caso e o de tantos...) e chegam por volta dos 45, 50 anos e começam a ter bronquite, alergias respiratórias, chegando ao ponto de ter uma pneumonia? Por que isso ocorre?

Interessante também é observar que as doenças respiratórias atingem as faixas etárias extremas: crianças e adultos de meia idade e os idosos, ou seja: indivíduos que estão aprendendo a lidar com novas emoções, novas fases de vida marcadas por perda de algo.

A criança, porque precisa e está crescendo e descobrindo o mundo. A pessoa madura porque está perdendo coisas, pessoas, situações e precisa se adaptar às mudanças naturais da vida, do seu corpo, do mundo. Legal e intrigante isso, não?

Leiam este texto que retirei do blog Somos Artes (siga a página no face) e vale muito a pena ler e refletir:

Pulmões 

Simboliza a ansiedade (ânsia) de viver, bem como um espírito de crítica, agressão e repulsa... 

A pessoa que está sofrendo com problemas nos pulmões demonstra que seu motivo maior de vida está bloqueado e que sua luta está sendo em vão. Vê seu castelo desmoronar e, como ela está cansada de sustentar o peso da amargura, sua respiração torna-se ofegante. 


Pneumonia 

Significa desespero secreto, mágoa profunda e falta de coragem para continuar. Quem tem este problema sente-se cansado e impede que o mal se cure; busca constantemente, através de sua razão e de sua lógica, entender suas emoções. Também sente-se descrente e sem energia. 
Destrua a mágoa que está dentro de você, porque ela o sufocará e o mundo, na verdade, tem solução. Solte tudo que o faz sofrer, mude sua estrada se for necessário e recomece a viver, respirando outros ares. Acredite no velho amigo tempo que sempre resolve tudo. Trabalhe seu espírito para buscar novos ideais e desapegue-se do passado. A sede de viver tem de continuar, pois as pessoas carecem de companhias que as incentivem. Use essa sua força para construir algo novo e dê a volta por cima. 

Afaste as tristezas, pois as voltas que o mundo dá trarão novamente as coisas que você pensa que estão há muito perdidas e também coisas novas para torná-lo feliz. Visualize um plano de vida especial, construa um projeto em sua mente, coloque nele somente o que lhe agrada e deixe-o sempre vivo na memória. Seja otimista! Construa lentamente sua nova história. Alegre-se e habitue-se a rir de tudo, até de você mesmo! 


A cura pelo riso já foi comprovada em vários países desenvolvidos. Lá os estudiosos conhecem o valor da ”válvula de  escape” do riso, que desintegra a tensão contida e alivia os pensamentos ”pesados”. Ria de tudo! Ria pra valer e não tenha medo da superstição criada em cima do excesso de riso. Liberte-se dos medos gerados no decorrer de sua vida e saiba que, se todas as pessoas aprendessem a deixar de esperar ”coisas e atitudes” dos outros, todos estaríamos vivenciando a verdadeira paz de espírito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!