terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A DIFERENÇA ENTRE ENVELHECER E AMADURECER

Minhas experiências este ano me levaram a entender perfeitamente o que significa amadurecer: ser capaz de lidar com as perdas com resignação e sabedoria e sentir cada ganho como um presente. Um Presente, não um passado. É ser capaz de seguir sempre em frente, haja o que houver...buscando enxergar a beleza das pequenas coisas. Simples assim...

Descobri que há enorme diferença entre maturidade e envelhecimento, descoberta que muito me enriqueceu. Processos cercados de mitos...! Entendi, na prática, que ter mais idade não significa ter se aprimorado com o tempo, não significa ser bom, incapaz de praticar o mal de forma calculada, egoísta. Nada tem a ver com o fato de se tornar uma pessoa melhor. Não mesmo. O tempo acelera as energias boas ou ruins que cada um alimenta dentro de si, através do modo de levar a vida. 
Envelhecer significa avinagrar-se - tornar-se um vinagre, de gosto e cheiro ruim, de aparência turva. Envelhecer é algo que de fato devemos temer, justamente porque é um processo que ressalta nossos defeitos. E os potencializa, enfraquecendo possíveis virtudes que talvez tenhamos tido, um dia. 

Conheço gente jovem, envelhecida. Gente velha, envelhecida. Gente madura que nunca ficará velha, homens e mulheres. Conheci homens velhos, cruéis, neuróticos e depressivos, que sentem prazer em maltratar, humilhar, subjugar. Sexualmente pervertidos e manipuladores. Descobri que os homens velhos, que se deixaram envelhecer moralmente são escrotos, nojentos. Frios e mercenários, usam o sexo como moeda de troca. Isso me lembra aquele velho bizarro do livro da ex-garota de programa, Bruna Surfistinha. Acendem uma vela para o diabo e outra para o santo. 

Claro que homens jovens também desenvolvem padrões como estes, mas é nos homens mais velhos que podemos enxergar o jovem sacana e machista, que levou uma vida inteira lidando mal e porcamente com os sentimentos próprios e portanto, os sentimentos das pessoas. 

Esta é uma realidade triste, principalmente no Brasil, país onde cresce o número de idosos e diminui a taxa de natalidade, isso sem falar no aumento da expectativa de vida. Isso sem falar no aumento do nível de babaquice da terceira-idade que não se reconhece como tal e nega de forma doentia as rugas e as perdas estéticas da idade. 

Envelhecer é se conformar com o que há de pior em você e não reconhecer que é preciso evoluir, moral e espiritualmente. Amadurecer é tirar a poeira dos seus erros, lavá-los sob água corrente e perfumá-los com a melhor e mais verdadeira essência. Quem amadurece fica mais bonito com o passar do tempo...até as rugas são bonitas! Sério, isso é verdade, gente! 

Envelhecer é terrível, principalmente porque o medo das doenças e da morte acabam fazendo o indivíduo se tornar um carola de plantão, um fariseu que usa em vão o sagrado da vida. Conheço vários "velhos" assim e o interessante é que todos mantém um mesmíssimo padrão. Velhos não têm mesmo criatividade e insistem em subestimar a capacidade de análise e síntese das pessoas. Julgam-se muito safos...(acham que suas sacanagens jamais serão descobertas). 

Uma pessoa madura adquire - não temor a Deus - porque Deus é Pai, mas um respeito ao sagrado que há em cada ser, em cada situação. Amadurecer os torna melhores, em tudo, inclusive. Conheci homens maduros que souberam aprimorar o olhar compassivo e amoroso diante da vida e do amor. Lidam com a sexualidade própria e com a da parceira com a delicadeza de um amante medieval. Olham para uma mulher e conseguem enxergar o caráter, as virtudes e torná-los objeto de desejo, muito mais que um corpo físico. Isso existe, garanto. 

Que possamos avaliar, nestes últimos dias do ano, para qual lado estamos pendendo mais...se estamos envelhecendo, nos tornando vinagres ou se estamos melhores a cada ano, nos transmutando em vinhos raros, bela liturgia dos deuses...de safra especial, edição limitada. 

Feliz amadurecimento pra gente! 

3 comentários:

  1. Já vou me desculpando pelo palavreado, mas puta que pariu, que texto foda!
    Amadurecer é lindo, saboreei cada palavra sua, como um néctar, e digo mais, me emocionei muito.
    E é com os olhos rasos d'água que brindo seu resplandecer!
    Parabéns por todas suas conquistas, e obrigada por me deixar participar contigo, de algumas delas.
    Amo tua amizade, beijão.

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu <3

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk Coisa linda vc, amiga. Obrigada, querida. Eu realmente "resplandeci" kkkk tenho me tornado vinho, sempre...e arrisco dizer que não troco meus 5.0 por outra idade, viu? Amadurecer é maravilhoso...

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!