domingo, 23 de novembro de 2014

O MAIOR GANHO QUE A MATURIDADE NOS TRÁS

Tenho observado tantas queixas de pessoas com mais de 40 anos...muita gente se queixando de problemas de saúde, do aparecimento de rugas, dos calores da menopausa, das consequências que ela trás a algumas mulheres. 

Com relação aos homens, ouço muito a respeito de como boa parte deles tende à depressão - mais que as mulheres, quando entram na faixa dos 50... todos os dias ouço alguém comentando sobre os problemas de envelhecer e isso tem me feito refletir sobre as perdas e os ganhos da maturidade.

Gente, amadurecer é maravilhosooooooooooooooooooooooooooooooo! E penso que o grau de paciência que cada um tem para lidar com os eventuais problemas que surgem, tem a ver com o grau de reconhecimento do quanto é incrível ver a vida com um olhar muito mais sábio e inteligente.


É preciso que se reconheça que a idade nos permite chegar a um nível de evolução emocional, intelectual, afetiva, sexual e claro, profissional...que só o tempo pode nos dar. Só as experiências vividas, os tombos, os barrancos, as demolições...as sucatas, as reconstruções nos dão a maturidade plena, a consciência de quem somos, de quem fomos no passado e do quanto isso pode ser gostoso e nos trazer a doce sensação de felicidade e conforto emocional: a certeza de que tudo, de alguma forma, contribuiu para formar este mosaico que somos hoje. Isso não tem preço. 

Não tenho dúvidas: o maior ganho que a maturidade nos trás é o aprendizado de que há coisas na vida que valem a pena viver e outras que simplesmente existem, pessoas que fizeram a diferença e aquelas que passaram como um risco na água; pessoas que nos deram prazer e alegria, nos fizeram sentir amor, no mais profundo da palavra...E outras que vieram e não souberam nos amar como merecemos. Tudo na mais absoluta paz, sem vitimização, sem responsabilizar nada, nem ninguém pelas escolhas que fizemos ao longo do caminho. Havia uma razão de ser para cada erro, para cada acerto. 

A maturidade é o tempo do equilíbrio entre o que fomos e o que podemos ser. E ser a cada dia melhor, contornando os obstáculos, renovando a fé na vida e em Deus e aprimorando nossa capacidade de nos perdoar e seguir em frente, de cabeça erguida e passos firmes. (Amém!). 

Um beijo a todos e uma ótima semana. 

Um comentário:

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!