sábado, 13 de outubro de 2012

A ALIMENTAÇÃO E OS HOMENS: ENCAREM OS FATOS!

Meus queridos, indo direto ao ponto: somos o resultado das nossas escolhas na vida. Em todas as áreas dela. 

Nossos maus hábitos, nossas frustrações, nossas incompletudes, nossos sonhos não-realizados, nossos erros, nossos espaços vazios.

Claro: nossos acertos, nossas realizações, sem dúvida. Mas o que nos causa danos físicos e/ou emocionais são as péssimas escolhas, os equívocos: as asneiras que fizemos em nome de tanta coisa...

Nossa alimentação é péssima, desde a infância, com um excesso de açúcares e gorduras, massas e tudo o que precisamos ingerir em porções balanceadas, mas muitas vezes ingerimos em excesso: comemos sem pensar, botamos pra dentro do corpo qualquer coisa que nos mate a fome momentânea. (Interessante...sexualmente também pode ocorrer o mesmo fenômeno kkk).

Nossa geração, os maduros de hoje, cresceu descobrindo o prazer alucinógeno dos refrigerantes, os sorvetes de mil e um sabores, o crescimento das redes fast-food no Brasil, o surgimento dos enlatados e embutidos. Só porcaria, coisas adoráveis de tanto sabor artificial colocado nos produtos. E a gente comeu muito de tudo isso e comemos até hoje, de alguma forma. 

Ocorre que depois dos 40, 45 anos nosso corpo tende a queimar menos calorias, o metabolismo é mais lento, a gordura encontra seus cantinhos pra nos atazanar e nos mostrar que estamos sim, comendo demais e erradamente. 

Em muitas mulheres, dependendo do formato do corpo, a bunda ganha dimensões enormes, como se os quadris se expandissem. (Graças a Deus eu não tenho este problema, sou a clássica gordinha bem distribuída...ufaaaaaa!). Tenho amigas que se pudessem cortariam na faca os ossos dos quadris. 

E nos homens é clássico: toda a má alimentação e a marvada da cerveja vai direto pra barriga e lá se aloja, feliz. (Eu acho um charme uma certa barriga...mas este tipo de gordura abdominal é prejudicial ao coração de vocês, seus lindos...kkkk). 

A única saída é criar vergonha, tomar tento antes que seu colesterol ruim dispare, seus triglicérides e a bendita da glicose aumentem, tão perigosos eles. Gente, todos estes dados, somados a uma hipertensão, a uma vida sedentária, a uma alimentação pesada e artificial pode te detonar. E detona viu? 

Seu coração fica sobrecarregado, suas veias podem entupir, seu fígado vai chiar, sua vesícula vai formar cálculos e o pior (só pra te fazer medo kkk): seu pau vai sumir. kkkkkkkkkk Sim, gente, quando for transar você vai ter que brincar de "Cadê o pau que tava aqui? O gato comeu???" kkkkkkk Ah nemmmmm, não dá gente, é muito foda isso. Ou melhor: não é né? 

Sem falar na sua flexibilidade durante aquele festival de posições que você e sua parceira adoram...toda essa delícia pode sim ficar bastante comprometida pelo excesso de peso e falta de condicionamento físico. E nem adianta esperar alguma manifestação de sua amada quando estiverem naquele clássico maravilhoso "papai-mamãe", pois nem com os olhos era conseguirá mexer. Essa é antiga, eu sei, mas é super atual. 

Não se trata de virar um atleta de academia, muito menos de alcova, mas pare e pense: o que você tem comido ultimamente? Comida, meu caro, arroz, feijão...saca? Não pergunto quem você tem comido porque isso não é da minha conta. kkkkkkkkkkkk 

Primeiro passo: encarar o fato de que comer não pode ser um ato impensado, sem consequências. Aprenda a escolher o que come pelo critério do bom senso na quantidade e qualidade. Mude o hábito de jantar pratadas e se sentar em frente ao pc ou TV. Diminua a cerveja, deixe-a apenas para um único dia na semana, apenas uma (1 - UMA). Latinha, né gente? 

Troque os doces pelas frutas. Não use adoçantes se não for diabético: eles fazem mais mal que bem, neste caso. Troque o pão francês branco pelo pão integral com aveia, linhaça, passas...há tantos ótimos pães hoje em dia! Diminua as quantidades de arroz, feijão e nunca misture mais que dois tipos de carboidratos. Ex.: se comer arroz com feijão, não coma batatas. 

Fuja como o diabo da cruz de restaurantes self-service. Calmaaaaaaaa: até que você tenha aprendido a se dominar, a gerir seus instintos assassinos diante de uma lazanha, uma travessa de pastéis ou bolinhos de bacalhau. (Isso funciona, hoje eu fiz o teste e me saí muito bem. Só encarei um restaurante depois que me senti no controle da minha capacidade de escolhas acertadas...). Detalhe: a vida é um grande restaurante self-service, sempre digo isso.

Encare o fato de que você precisa comer mais frutas, legumes, verduras...comida viva, gente. Não comida morta, enlatada, de sabor artificial. Comece a filosofar diante da comida e verá como isso afetará suas escolhas. 

Uma nutricionista pode ajudar e muito, além do seu médico de confiança, claro. Mas nada, nem ninguém poderá encarar a realidade em seu lugar. Você quer viver, ter fôlego, trepar bastante e com qualidade, dar conta de subir escadas sem ficar com a língua de fora, ver seus netos crescerem ou você quer bater as botas mais cedo? Cruz credo, né? Deus nos livre. Encare a mudança de hábitos como uma mudança de vida, não uma dieta rigorosa e chata. 

Cuidar da sua alimentação é valorizar sua idade como ela merece: é um orgulho ser um homem MADURO ou uma mulher MADURA. 

Em tempo: as frutas mais gostosas são comidas e saboreadas quando estão MADURAS. Hã??? Eitaaaaaa! kkkkk 

Beijo, gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!