segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FATORES QUE PODEM AFETAR A LIBIDO DOS HOMENS

Segundo algumas fontes na internet, dentre elas o livro Sexualidade Masculina: verdades e mentiras, do Dr. Mário Pedro dos Santos (vide dados do livro no final deste post),depois dos 45 anos o homem começa a enfrentar uma baixa na libido devido à diminuição dos hormônios, entrando na chamada ANDROPAUSA - Declínio Androgênico do Envelhecimento Masculino. 

Na Andropausa a busca por sexo fica mais espaçada, a ereção perde em qualidade e a resposta corporal às situações eróticas demoram mais a acontecer, é o também chamado CLIMÁTÉRIO MASCULINO. Foda, heim véi? kkkkkkkkkkkkkk 

Pois é, não é fácil para vocês homens também. Eu diria até bem mais difícil com a única diferença favorável é que vocês não têm miomas, nem cistos, nem fluxo de cachoeira na menstruação. O brinquedinho de vocês é de montar e o nosso é de abrir: nossa libido demora muito mais pra diminuir. Salve Jorge! kkkkkkkkkk

Por falar nisso a novela com esse nome começa hoje e eu ando firmemente decidida em voltar a ver novelas. Enfim, novela é o que se pode chamar de andropausa e menopausa...serão muitos capítulos de adaptações e busca por uma melhor qualidade de vida para ambos, homens e mulheres, sem deixar a peteca cair, quer dizer, a libido ficar só em ponto morto. MORTO...kkkkkk 

Desculpa gente, eu não sei escrever sem brincar, porque levar tudo isso a sério demais a gente pira. E a gente só pode pirar por uma coisa: sexo, sexo, sexo e mais nada. kkkkkkkkkkkkkkkk

Séria agora: a libido masculina a meu ver é mais frágil na sua origem, embora forte quando se manifesta. Os homens são mais suscetíveis aos fatores externos que interferem na libido, tais como: problemas financeiros e profissionais, stress familiar e /ou profissional, presença de alguma dor ou sintoma de problema de saúde. 

Isso sem falar que depois dos 45 anos, devido à Andropausa, o homem tem a tendência de ficar mais triste, irritado, emotivo, com menos capacidade de trabalho, perda de memória e concentração e pra piorar, fica avesso às atividades sociais e de lazer. Ou seja: o bicho pega. A depressão ronda também o homem a caminho da maturidade. 

Claro que tudo isso não é regra geral absoluta, há homens que nem percebem esses sintomas, mas não se pode fugir do fato de que eventualmente o homem poderá experimentar algum destes. 

O mais importante é estar ciente e atento, sempre, mas sem neuras. Cuidar do corpo e da cabeça, da alma e do coração, não só no sentido cardiológico, mas no sentido amoroso, sexual e poético mesmo. Pode rir...ria bastante. kkkkkkkkkk E escreva o que eu te digo: é na maturidade que você mais sentirá falta de uma mulher forte ao seu lado. 

Lógico que a recíproca é verdadeira...mas convenhamos: a mulher suporta melhor, reage melhor ao envelhecimento, talvez porque ela tenha se acostumado com os milhões de vezes na vida em que seu humor mudou e seu corpo passou por alterações hormonais. 

A prevenção ao câncer de próstata é a estrela desse momento pós 45 anos, o urologista de sua confiança será seu melhor amigo a partir dessa idade, sério. Acostume-se a fazer o exame de toque retal e dê graças a Deus de ser homem. 

Nós mulheres enfrentamos o espéculo, aquele aparelho introduzido em nossas vaginas lindas e quando entra lá dentro ele se abre, para que a ginecologista possa ver nosso colo do útero. Vocês dariam conta disso? Não, né? Então façam bonitinhos o exame de toque, é só um dedo, gente...de que vale um dedo...kkkk

Isso sem falar na mamografia, que amassa nossos peitos como se fosse uma máquina de amassar pão. Enfim, seja forte e disciplinado, cuide-se! A sua libido agradecerá, seu corpo vai amadurecer aprendendo a lidar com os eventuais problemas e tudo vai dar certo, você vai ver. Lembre-se que de há alguns anos não existia o Viagra e similares, o que decretava o fim da vida sexual de nossos antepassados muito mais cedo. 

Hoje a Ciência está ai, com tudo isso para nos oferecer. A libido masculina, inclusive, pode ser estimulada adequadamente através da terapia de reposição hormonal, sabia disso? 

Olha que coisa linda, gente! Pois é...o pau - amado pode continuar batendo um bolão, com a ajuda de um pouquinho de hormônios que andam faltando. Há que se ter muito cuidado com a reposição, pois assim como na mulher ela pode causar câncer, no homem também (o de próstata). 

Todos os cuidados começam com a ida a um bom médico e o estabelecimento de um vínculo com ele, para que te acompanhe e oriente, sem receios e sem preconceitos. Assim como nós mulheres fazemos com nossos (as) ginecologistas. 

Recapitulando... vamos ressaltar os dois fatores que mais podem comprometer a libido depois dos 45 anos: a falta de hormônios (testosterona, principalmente) e  o processo de ANDROPAUSA.

A respeito de tudo isso, convido aos maduros e maduras que curtam a página do blog no facebook e que assistam aos filmes que inspiraram a criação deste blog: 

ALGUÉM TEM QUE CEDER (Jack Nicholson e Diane Keaton) e SIMPLESMENTE COMPLICADO (Meryl Streep, Steve Martin e Alec Baldwin). 

Um beijo, gente! Ao ler, caro leitor, deixe suas impressões, críticas e sugestões. Obrigada!


Em tempo: O Dr. Mário Pedro dirigiu a clínica de Urologia do HFA no DF, trabalha no Hospital de Base de Brasília, participa de vários programas e entrevistas na TV Brasília (Canal 6), entre outras emissoras. Seu livro "SEXUALIDADE MASCULINA - Verdades e Mentiras", pela Editora Thesaurus, Brasília, 2008, em 2ª edição.

 http://www.reservaer.com.br/saude/homem-libido.html

4 comentários:

  1. Muito boas essas informações e salientando também a dificuldade que o homem tem de falar no assunto...e assumir que está enfrentando um problema... e que a saída é buscar Ajuda...
    Bjokas Mana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuuuuuuuito bem lembrado mana, nem abordei esse dado importantíssimo...mas fica para um próximo post em que quero falar sobre a dificuldade dos homens de verbalizar o que sentem...Muito bom você comentar, sua lindaaaaaa! Agora não tô mais "titi", porque finalmente vossa senhoria minha mana geminha deu o ar da graça kkkkkkkkkkkkkkkk

      Buscar ajuda é tudo...mas tem que partir dele, né? Não tem como ser diferente. Um beijo amadinha.

      Excluir
  2. Olá ! Sou homem de 52 anitos,e já pedi ajuda em um urologista,só que bati na porta errada.Foi há 1 ano atrás fiquei desapontado na hora com tudo o que me foi dito.Lhe disse que era hipertenso,me disse logo que nada avia a fazer,lhe contei que desejava continuar a ter relações só que minha erecção era menor,mas continuou sendo uma consulta não de ajuda como eu esperava,mas uma destruição maior ainda ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, seja bem vindo! Aqui é um bom lugar pra você, viu? Pois eu também tenho tido algumas decepções com relação a médicos que só arrasam com nossa autoestima e não nos dão o menor suporte. Tive há pouco tempo uma experiência muito ruim com um cirurgião plástico, enfim, seu caso é bem mais sério. Olha, não se dê por vencido, você está muito novo ainda para desistir da sua sexualidade assim. Procure outro médico e inclusive troque ideias com seu cardiologista. Todo hipertenso tem que ter um cardiologista pra chamar de seu kkkkkkkkkk ele poderá te indicar um profissional competente para te orientar. Conheço amigos que são hipertensos e estão com a libido e ereção em alta. Literalmente, né? kkkkkkkkkkkk

      Brinco muito, não repare. Olha, outra coisa: certa vez meu cardiologista mudou meu medicamento para a pressão porque achou que ele estava me deprimindo, ou seja: baixa a pressão e o astral vai lá em baixo também.Ele disse que hoje há ótimos medicamentos que controlam a pressão sem deprimir a criatura.

      O verbo é BUSCAR, buscar ajuda médica. Força pra você e volte sempre. Levanta a cabeça primeiro, para o conjunto da obra poder levantar também! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!