quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CLIMATÉRIO: ENCARE DE FRENTE ESSE BICHO PAPÃO!

Gente, vamos deixar bem definido o  conceito de CLIMATÉRIO, ok?

Segundo minha pesquisa num site ótimo que descobri (indico abaixo), minhas conceituações sempre estiveram corretas, como leiga, curiosa e necessitada do assunto: climatério é o período que também pode ser chamado de PRÉ-MENOPAUSA, por vir justamente antes da Menopausa, última menstruação.

O Climatério é um período mais longo (4 ou 5 anos até...) em que o corpo começa a trabalhar em função da interrupção do ciclo reprodutivo e isso gera uma série de probabilidades de problemas. Não significa que você terá, mas poderá ter. 

Problemas previsíveis, tais como alterações menstruais, alterações psicológicas (ansiedade, depressão, Síndrome do Pânico), alterações cardiovasculares, vasomotoras, físicas e ósseas decorrentes da baixa no estrogênio. 

Ou seja: você foi fudida e nem gozou, entendeu? kkkkkkkkkkkkkk Você tá no ó minha cara, o bicho pega pro seu lado e você nem o chamou de "Vem cá meu nego." kkkkkkkkkkk ai ai, tem que rir gente, sem rir não dá.

Sério: o climatério é isso mesmo, mas a boa notícia é que você pode e vai sobreviver, acredite nisso, amiga leitora! Há uma luz no final dessa zona toda. Uma delas é a palavra confiável e segura do seu ginecologista, cardiologista...a sua equipe médica kkkkkkkkkkkk

Olha, eu estou vivendo exatamente tudo isso e tentando levar numa boa porque não há outra alternativa. Não sou a primeira mulher a sentir os sintomas do climatério e nem serei a última.

Estou com um cisto no ovário esquerdo, alterações menstruais com fluxo excessivo, útero aumentado, anemia profunda e pra agitar mais o quadro, sou hipertensa. Ou seja: é a festa. 

Mas estou me cuidando, sempre cuidei, meus preventivos e mamografia estão ótimos, minha médica é incrível, então vamo que vamo, sem deixar que o climatério se transforme num problema gigantesco e sem solução.

Amanhã tenho retorno na médica para saber o que faremos com esse bunitinho desse cisto e com o danado do útero que resolveu aumentar. Em seguida bora pro cardiologista pra ver a questão da pressão e possivelmente mudar a medicação ou aumentar a dosagem. Normal, é isso mesmo.

Quanto à anemia, preciso de ferro, muuuuuuuuuuuuuuito ferro, gente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não basta ser professora, ter nascido no Brasil não...tem que levar mais ferro.kkkkkkkkkkkkkkk

Interessante como minha libido não foi atingida, nem meu senso de humor, nem minha safadeza. kkkkkkkkkk Acho difícil isso acontecer, viu? Com a idade eu tenho me aprimorado nesse sentido e tenho descoberto coisas que demorei anos pra enxergar...lucidez, clareza, metas e foco. Foco na felicidade, naquilo que quero pra mim. E quero muito.  

Mas voltando à anemia, quando abro a geladeira as couves e folhas verde-escuras pulam em mim e me chamam de "Mamãe". Tive que pegar menos pesado com minha dieta de reeducação alimentar, tive que suspender a academia por um tempinho, tive que adiar planos...enfim, coisas naturais da vida. Fases delicadas que a gente passa e supera, se Deus quiser e espero que Ele queira, que o Universo conspire a favor.

Apesar de tudo, digo com propriedade: o bicho nem é tão feio quanto parece. Precisamos ter paciência, serenidade, não fazer tempestade em copo d'água (coisa bastante difícil para nós mulheres...) e não perder o senso de humor, porque sem esse a gente adoece, mesmo. E o climatério não é uma doença, é uma fase, um período de transição e todo rito de passagem, toda travessia é difícil. 

Lembro agora do filme e livro COMER, REZAR, AMAR, cuja frase final me marcou muito e sempre vem a minha cabeça, quando a Liz Gilbert, autora do livro autobiográfico diz ao seu amor, na hora que se decide por enfrentar a vida com ele, depois de muitos conflitos: " ATTRAVERSIAMO." (Vamos atravessar.)

Não dá pra terceirizar o climatério, não dá pra terceirizar a felicidade. Vamos atravessar...

Confira este site, muito bom e confiável (Editora Artmed):



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!