sexta-feira, 12 de outubro de 2012

MEXA-SE: A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Gente, descobri a atividade física, ginástica aeróbica em academia, há mais ou menos 27 anos...solteira, estudando e trabalhando na capital, Belo Horizonte, gordinha, porém alta, senti a necessidade de emagrecer um pouco. 

Pura estética mesmo, ainda não me preocupava com a saúde. Mal da juventude dos anos 80, né? Sei lá, acho que quando somos jovens realmente achamos esse papo de saúde muito chato.

Hoje isso está mudando, vejo isso pela grande quantidade de mulheres jovens na academia que eu frequento, quatro vezes por semana, duas horas por noite. E depois de um dia inteiro de trabalho. 

Mas nem sempre foi assim...passei estes bons anos sem me cuidar. Parei com a academia quando me formei, casei e mudei. kkk Logo veio a primeira gravidez: engordei 30 kilos - TRINTAAAAAAAA. 

Pois é, meu filho era um meninão, enorme e eu comia feito uma louca na gravidez, sem o menor juízo...hum...não falemos muito de juízo, né? Pulemos essa parte. kkkkk Um dia antes do parto meu marido me perguntou o que eu estava com vontade de comer, não vacilei: uma torta de morango com chantily e sorvete de flocos. 

Abrindo um grande parênteses, meu marido sempre foi um fator engordativo na minha vida, desde o namoro, ele é exímio cozinheiro e ama comer - e é obeso hoje por isso, mas não liga a mínima. Enfim, passei 24 anos comendo feito maluca, como se não houvesse amanhã. Essa é a verdade. 

Comia sem culpa e ainda fazia a apologia da gordinha linda e maravilhosa. Eu mentia pra mim mesma que era feliz assim...se você é gorda e é feliz, ótimo, mas eu não era. 

Entre a primeira gravidez e a segunda meu peso começou a me incomodar, entrei para o Vigilantes do Peso e eliminei 15 kilos: fiquei ótima, gostosa e poderosa. Tudo bem...o que eu fiz? Engravidei de novo,meu filho mais velho tinha já 4 anos. 

Mas até na gravidez a perda de peso me ajudou, engordei apenas 11 kilos, voltei a forma logo em seguida. Mas nada de atividade física, trabalhava e criava meus filhos, era o máximo que eu conseguia fazer. 

Bem, então, aos 48 anos, vivendo uma fase de muitas mudanças conceituais na minha cabeça e no meu corpo, decidi que iria realizar meu sonho de qualquer maneira: plástica nos seios e silicone básico, necessidade pessoal séria mesmo. 

E lá fui eu toda feliz para o médico quando uma parede de concreto caiu na minha cabeça: sem perder peso, nada de cirurgia. Chorei baldes, odiei o fdp do médico. Amaldiçoei todas as gerações da criatura arrogante. Tá, ele tem razão, mas foi arrogante e não me deu o menor suporte.

Mas agradeço a ele por tanta indelicadeza na forma de abordar o assunto comigo porque foi esse o detonador do meu atual Projeto pessoal: emagrecer, ganhar saúde e qualidade de vida (em Pedagogia chamamos o MOTIVO de um PROJETO de DETONADOR...). 

E na minha vida eu sou assim: posso demorar a tomar uma decisão, mas quando tomo é pra valer. Passei anos da minha vida sem entrar em uma academia, sem caminhar, sem me cuidar, comendo todas as porcarias engordativas do mundo, muito doce, muita massa, muito tudo. Tive que colher o resultado: hipertensão arterial aos 40 anos, o peso somado ao stress da profissão, claro. E a outros fatores mais complexos.

Hoje o quadro é o colesterol bom baixo, o ruim querendo subir kkkk, a pressão controlada por medicamentos, as marcas das gravidezes mal administradas, mas eu continuo gostosa e crocante: meus joelhos fazem crock...creck....crock...kkkkkkkkk

Adiei muito para iniciar a atividade física,quase um ano depois de entender que precisava...e comecei do zero, há três semanas. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Zêrôooooooooooooooooo! kkkkkkkkk (Cruzeiro, meu time kkk).

Não foi nada fácil começar...mas confesso: foi menos difícil do que eu esperava. Procurei uma academia onde eu pudesse me sentir a vontade para bufar, errar, cair, levantar, reclamar e me matriculei numa das melhores da cidade, só para mulheres. Só pra chegar lá ando cerca de meia hora pra ir, mais meia pra voltar...faço minha caminhada diária. 

Estímulo pra isso? Sonhos, meus sonhos, nada além disso. Posso dizer que apenas minha sobrinha me deu força. Na verdade, muitas vezes a busca pela melhor forma, beleza e vitalidade incomoda muito, a muitos...nem todo mundo quer que você evolua. Evoluir pode significar uma profunda ruptura de paradigmas e isso afeta a zona de conforto. Levei 24 anos pra entender isso. E melhor: fui minha própria terapeuta, tive que entender na marra, na base da dor mesmo. 

A atividade física transformou a minha rotina semanal, a qualidade do meu sono, minha respiração e o brilho da pele...sim, ela faz tudo isso. E age inclusive na sexualidade, que fica ainda mais aguçada. Calma kkkkkkkkkk você deve estar dizendo: "Pô, mais??" Sim, mais. kkkkkkk Bem mais, muito mais. O tesão aumenta e a disposição é total. Pois é...rs 

Antes eu chegava do trabalho e corria pra cozinha, enchia um prato de besteiras e me sentava à frente do pc. Agora chego, faço um lanche leve e me arrumo pra caminhar e malhar. Esqueço casa, filhos, marido, cachorro, periquito e alunos e me mando, chova ou faça sol. A isso dou o nome de PRIORIDADE. 

Todos estão felizes vivendo suas vidas e eu preciso cuidar da minha saúde. Quer ir comigo? Ótimo, vambora. Não quer? Tchau e benção, tô indo. A isso chamo de ALFORRIA. Eu me alforriei, eu me dei essa liberdade, eu criei este espaço porque eu quero melhorar, quero sim ficar mais bonita, mais gostosa, mais leve e consequentemente, mais saudável e feliz, não importa o prazo de tudo isso. Ir em frente...sempre em frente, essa é a chave. 

Não se iluda: ninguém vai ficar na arquibancada gritando "Vai, coisa linda, vai amor da minha vida!" kkkkk A motivação está dentro de você. Sempre ouvi isso e nunca acreditei, hoje eu sei que é fato: VOCÊ tem que se motivar, você tem quer querer e buscar seu espaço nessa zona toda chamada família, casa, trabalho.

Caia na real: o tempo passou, está passando...você quer chegar como aos 60? Chegará aos 70 comendo Mc Donalds e se dissolvendo em Coca Cola? Comendo metade de uma pizza? Detonando uma panela de brigadeiro?

Eu amo pizzas e brigadeiros, mas enfiei na minha cabeça que posso comer uma (1) fatia e um (1) brigadeiro. kkkk Se quiser, será assim, se não quiser, fica sem. kkkkkkkkkkkkk 

Gente, uma alimentação variada, rica em fibras, frutas e vegetais, cortando o açúcar, o refri, fazendo trocas inteligentes, aliada à prática de atividade física fará um bem enorme ao seu corpo e ao seu coração. Estou vivendo isso e não posso mais viver de outra forma, se quiser ter saúde e qualidade de vida. 

Coragem, a você que ainda não está se cuidando, sempre é tempo de recomeçar. Sempre é tempo de se amar (a si mesmo...para amar o outro). 

Um beijo, vamo que vamo!


Um comentário:

  1. Ai, amiga... Posso te chamar assim? Pq ultimamente to vivendo um caso de amor bloguerreico por tudo q leio seu. Bom, mas o que quero dizer eh q as suas historias, suas vivencias sao minha alma, fora do meu corpo...rsrs. Caraca, sou tudo q vc fala. Quando vi esse post da ginastica...uau...BINGO, vai ser o meu "detonador"pra usar suas palavres. Vou tentar, me prometo q vou. Nao posso enrolar a mim mesma...to me prometendo....piracao, ne, mas amanha, pq eh madrugada, e nao da , ne.
    Amoooo tudo q vc posta.
    Bjos
    Lu

    ResponderExcluir

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!