quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SINTOMAS DA PRÉ-MENOPAUSA E VOCÊ: TUDO A VER!

Oi gente! Esse tema é de suma importância para este blog e essa blogueira que vos fala e para a torcida do Flamengo inteira. 

No Blog da Maria Tereza (euzinha), o post sobre o tema é o mais acessado em três anos de manutenção do dito cujo. Algumas pessoas deixam comentário, mas a maioria tem tanto tabu e dificuldade em lidar com o assunto que não comenta, mas volta e meia lê de novo. 

Outro dia levei um puxão de orelha de uma leitora que nem é oficial do blog, mas que me chamou a atenção de que eu não citei no texto sobre a taquicardia, a síndrome do pânico, tonturas, etc. Deixei um recadinho carinhoso pra ela, senti que ela estava puta da vida com "alguma coisa" e descontou em mim. kkkkkkkk Normal, esse também é um sintoma da pré-menopausa, normalíssimo. 

Eu estou em pleno climatério, ou seja: pré-menopausa e estou sofrendo com os sintomas já há uns cinco anos, mais ou menos: fluxo intenso na menstruação, depressão, tive muita taquicardia e veio a hipertensão aos 40 anos. A depressão está controlada com medicação e uma revolução na minha vida pessoal (este blog e o blog BEM AQUI...são parte dessa enorme mudança de paradigmas e grito de liberdade). 

A hipertensão foi logo medicada e tomo diariamente, começando com 25 mg, há dois anos meu cardiologista mudou pra 50mg e agora a porra ficou séria: ontem numa consulta com minha ginecologista, para os preventivos anuais, ela detectou minha pressão alterada e me recomendou procurar meu cardiologista. Ou seja: a medicação não está mais atuando como deveria, justo agora que estou firme na atividade física regular e me reeducando na alimentação. Enfim, segundo ela é normal isso ocorrer. Legal demais, né? kkkk

Outro problema novo: estou profundamente anêmica em virtude do fluxo intenso e com um cisto no ovário esquerdo, cujo ultrassom endovaginal mostrou ontem, mas não determinou o tipo do cisto. Isso quem vai dizer é minha médica, quando eu retornar, semana que vem. 

Tudo isso faz parte do processo de envelhecer, de amadurecer: o corpo sofre e sente o tempo. Nossa...que melancólico isso. Voltando a fita: é do humano, é da vida. E não é o fim do mundo. Graças a Deus tenho uma ótima médica, estou super em dia com meus preventivos sempre e a pré-menopausa é isso mesmo, como diz minha doutora querida, que também já passou por tudo isso. 

Os sintomas da pré-menopausa incluem o desequilíbrio hormonal, ganho de peso, problemas com o sistema reprodutor (útero, ovários, trompas), a irregularidade menstrual e/ou excesso de fluxo. Interessante é que eu não tenho irregularidade...pois é, às vezes é assim mesmo. Com relação ao útero é muito comum o aumento de tamanho, até mesmo em função das gravidezes, da presença de miomas ou cistos. O meu está enorme, penso que talvez tenha que retirá-lo, mesmo porque a função dele já foi cumprida. E bem: tenho um filho com 21 anos e uma filha com 17. E já faço planos pra ser avó. (Avó metida a sexóloga kkkkk quanta modernidade, não?).

O terreno movediço das emoções femininas é o que mais sofre com tudo isso: hipersensibilidade, choro fácil, irritação e nervosismo ou seja: o que Almodóvar traduziu em seu filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos." Não é fácil ser mulher em nenhuma fase da vida, viver é foda mesmo. No mau sentido! kkkk

A mulher sofre e quem está ao lado dela, seja em casa, no trabalho, nas amizades, no amor, tem que ter muito saco pra aguentar, porque não vai ser tranquilo pra ninguém. Mas a boa notícia é que pra tudo isso há alternativas viáveis, mas você tem que buscá-las, elas não vão bater na sua porta e te chamar de "Linda". 

O primeiro passo para o enfrentamento dessa fase é não dramatizar, lidar naturalmente com os problemas quando surgirem. Eu fiquei muito puta da vida ontem quando vi o resultado do meu ultrassom, mas logo pensei: É...o trem tá feio pro meu lado, acho melhor continuar me cuidando cada vez mais e tratar de ser bem feliz, porque um dia "a casa vai cair mesmo". Traduzindo: amor, amor, amor e mais nada kkkkkkkk como diz aquela música sertaneja brega. 

O segundo passo é procurar bons médicos, fazer tudo direitinho, se rolar uma cirurgia para retirar o útero ou ovário, tudo bem, a gente faz. Ficar sem menstruar é um sonho de consumo, então, eu foco nisso. Se for pra tirar, colocar, fazer o diabo, a gente faz, sem dramas. 

O terceiro passo é rir de tudo isso e se informar bem, ler, se divertir, procurar ser feliz do jeito que der, porque nada é pra sempre, nem os problemas. A vida é breve "e o amor mais breve ainda"...já disse Drummond. Então, minha nega, levanta dessa cadeira, vista sua roupitcha de malhação, arruma essas unhas, esse cabelo (tá ai outra coisa que eu não fico sem...) e bora viver. 

Não faça da pré-menopausa um calvário, não é pra tanto, não é por ai. Respire fundo...comece a se cuidar hoje mesmo, se está negligente com seus preventivos, faça-os, na boa. Encontre uma médica ou médico que você goste e confie. Converse com ele tirando suas dúvidas, fale tudo. Eu costumo anotar, inclusive, tudo o que minha médica fala. Anoto as perguntas a fazer e as respostas dadas. 

Você passou pela adolescência e superou. Passou pela gravidez e superou. Educou seus filhos e superou. Aguentou seus chefes, sogra e marido (s) e...bem, chefe a gente supera mais rápido. kkkkkkkkk Então, me diga: por que você não irá SE SUPERAR, agora, nessa fase em que você mais precisa de si mesma? Do seu olhar de compreensão, da sua auto-estima, da sua capacidade de ver o quanto você é uma mulher incrível? Pense nisso. 

Um beijo, gente. Volto depois continuando a tratar do tema, que é amplo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, dê sugestões, conte sua história, mas deixe sua marca por aqui. Um beijo!